terça-feira, 16 de outubro de 2007

Ego Irónico!


Tenho chegado a uma conclusão… (brilhante por sinal… LOL)

O orgulho em nós mesmos, nos nossos valores, nas nossas acções não é mais do que uma defesa do ego. Uma estratégia, admito que inconsciente, que só tem como objectivo proteger e engrandecer o nosso ego. No fundo esse orgulho em nós mesmos serve apenas para ter argumentos para acusar os outros e para nos desculpar das nossas falhas, falta de sorte e frustrações…

Reparem nos seguintes exemplos (generalizando, é claro!):
- O pobre diz sempre: “dinheiro não traz felicidade”, “tenho isto ou aquilo com o meu próprio suor e por isso dou mais valor”, “sou pobrezinho mas honesto”…. E passa a vida a desdenhar dos ricos, dos que têm, dos que podem… mas na verdade ambicionam, como qualquer mortal, riqueza e uma vida mais prospera, porque reparem… 1º não conheço nenhum pobre que tenha enriquecido e que abdique do que ganhou por achar mesmo que o dinheiro não traz felicidade ou com medo de perder a sua honrosa honestidade por passar a ter dinheiro no banco. 2º são muitas vezes estes, os novos ricos, que mais mal gastam o dinheiro… Irónico…

- O que sofre um desgosto amoroso/ leva tampa diz: “era porque ele/ela não me merecia”; “Eu mereço bem melhor”. Mas na verdade estão a curtir a maior “deprê” e no fundo queriam mesmo era não ter levado a bela da tampa, e se assim é, é porque não acham de todo que ele/ela não o/a mereciam e que afinal não merecem melhor… Irónico….

- O que não tem sorte diz: “sorte?? O que é isso? Dos fracos não reza a história”, “Nada tem valor sem esforço”; “Há que lutar pelo que se quer”… e dizem de quem nasceu com o rabinho virado para a lua: “Pois claro, nem sabe o que custa a vida”, “que injusto ele/ela não merece, mas tem sorte”…. Xiiii não será isto inveja?! Lol… Quando a sorte lhes bate à porta, limitam-se a dizer: “Até me admira, nunca tenho sorte!” … Irónco…

Enfim, mas quer queiramos quer não, esses “Eles” somos todos “NÓS”… Aqueles que não nascemos nos píncaros da lua ou que não temos pais ricos nem vamos ao BES (passo a publicidade) ou que já “levamos tampa” ou sofremos desilusão…. LOL

E vendo bem as coisas, essa estratégia do ego, é a nossa melhor arma. Não de defesa nem, muito menos, de ataque… É a arma que nos guia e que faz com que continuemos sempre a acreditar que vale a pena jogar mais uma vez no euromilhões, apostar num novo amor, que merecemos sempre mais e melhor e que: sorte – Quem nos dera ter sempre acesa a nossa estrelinha…


Ok… foi um desabafo muito estúpido, mas foi o que saiu .. E sempre serve para lançar mais uma vez a discórdia!

Kiss kiss

2 comentários:

Lina disse...

Resumindo e baralhando....

Oxalá tenhas sempre essa tal estrelinha na tua vida! Para que jogues sempre mais uma vez no euromilhões, e apostes num novo amor sem receios...

Um abraço fechado e sim, seremos cumplices o resto da vida....

Ricardo Ramalho disse...

Primeiro que tudo Olá, disse à Magda que aqui passaria, e aqui estou! ;)

Segundo, estás-te a esquecer do pobre por opção. Eles existem, e não têm que andar de farrapos! Há mesmo quem chegue a um patamar, satisfeito, e que dali não sai porque se sente saciado - conheço pessoas assim, que não necessitam da competição e da confusão para se sentirem bem. Com elas mesmas... :)

Kisses :)