terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Os nossos novos amigos!

É com extremo prazer que vos apresento os nosso novos melhores amigos!!!

Passamos a faculdade inteira a fugir deles e agora são o nosso sustento, LOL!


Os Ostracodos são artrópodes crustáceos diminutos, cujo comprimento comumente vai de 0,5mm a 4mm, podendo entretanto alguns espécimes alcançar 20mm, ou mais. Possuem carapaças bivalvas, quitinosas impregnadas por carbonato ou fosfato de cálcio, mas como crustáceos não estão relacionados com os moluscos bivalves. São essencialmente aquáticos, vivendo em águas doces, salobras e marinhas. As cerca de 50,000 espécies do grupo estão presentes nos mares atuais assim como em lagos, lagunas e outros tipos de águas da mais variada gama de salinidade. Entre os crustáceos, os ostracodos são daqueles mais extensamente distribuidos no planeta.

Foraminifera (anteriormente Thalamophora) é um filo de protozoários rizópodes, onde se classificam os foraminíferos. São unicelulares, cujo citoplasma emite pseudópodes finos, ramificados e pegajosos. São dotados de uma carapaça, ou teca, cuja constituição pode ser de calcária, quitinosa ou de partículas aglutinadas do meio, que contém uma ou mais câmaras, com uma ou várias aberturas.
São, na maior parte, marinhos bentônicos, alguns pelágicos. Seus fósseis são utilizados na indústria do petróleo na datação de rochas e reconstrução de paleoambientes (não são indicadores de petróleo). Têm importância econômica, e atualmente são conhecidas cerca de 250.000 espécies, quando consideradas as viventes e as fósseis.


As diatomáceas constituem um importante grupo de protistas pertencentes à divisão Bacillariophyta, de acordo com o sistema de Round et al. (1990). São organismos unicelulares, e possuem como característica uma carapaça ou parede silicosa chamada frústula, localizada externamente à membrana plasmática. Ocorrem na água doce e nos mares, podendo ser planctônicas ou bentônicas. Existem algumas espécies que formam cadeias ou colônias simples que poderão levar um observador incauto a considerá-las como pluricelulares.


Pronto ficaram contentes?!?!?! Mais cultos?!?! Eh eh!


Um abraço fechado

3 comentários:

Patrícia disse...

E tu não tens nada mais giro para fazer, não????
Forams?? Diatomáceas?? Ostracodos?? Frasquinhos?? Amostrinhas???

Lina disse...

Paty do meu coração! Tu és mesmo linda! Não tinha mais nada que fazer não :D Por isso é que saiu este maravilhoso post da treta!

Enfim, amanhã há mais amostrinhas e frasquinhos para nos entretermos! Ah, já para não falar nas novas aquisições das tuas lavagenzinhas e das minhas tabelinhas intermináveis!

Magda disse...

Ora ai está um belo post...

Vem uma gaja de rastrear os seus artópodes crustáceos parecidos com lendeas mas de tamanho consideravelmente inferior, que alguém num golpe de géneo resolveu cientificamente chamar Ostracodos... e fecha os olhos e só elvéticas, xistolbéris e outros que tais e o que acontece??? PÉUMMMM.... um post sobre bicharada minúscula....
Ainda estou a pensar se acho bem, se mais ou menos ou se acho mal mesmo...
Por um lado acho engraçado, pois mostramos ao nosso fantástico público o nosso micro-trabalho...
Por outro acho mal, pois fico com a ligeira sensação que estes microbicho estão a invadir a minha vida...

Enfim...vou meditar melhor sobre o assunto...

até lá...

kiss kiss