sexta-feira, 8 de junho de 2007

Um outro lado da palavra AMOR!

Ontem numa conversa de gajas.. daquelas sempre muito produtivas e onde se descobrem diferentes pontos de vista… lançou-se a polémica.. O amor é altruísta ou Egoísta?

Por um lado está o altruísmo das coisas boas que se fazem pela outra pessoa, do que se dá, do que se tolera, do que se aceita, o que essencialmente se resume a uma entrega… Mas não serão esses, actos de simples egoísta?? Ou seja, por amor fazem-se de facto coisas fantásticas, mas que só se fazem exactamente por isso, porque se ama, porque se quer, porque se tem vontade, porque se sente e porque nos faz bem a nós próprios fazer algo por alguém…pois a partir do momento que se deixa de amar a outra pessoa, esses gestos deixaram de fazer sinto… logo só houve motivo de entrega enquanto se amou, se quis e se teve “necessidade”……egoísta, não??
Um outro ponto de vista…é certo!! E só para lançar a discórdia!

Hehe

Kiss kiss…

5 comentários:

Lina disse...

Não concordo nem discordo, é um ponto de vista.

Penso que o egoismo é sempre relativo, tal como o proprio amor!!!

O verdadeiro amor é um constante dar e receber, logo sendo reciproco, não acho que seja egoista.

É certo que existem varios tipos de amor. Por exemplo, o amor dos amantes, o amor da amizade e o amor pelos filhos, este ultimo jamais é egoista.
No entanto o amor, Homem-Mulher, pode dar origem a acções e reacções egoistas. Mas se uma pessoa é mais feliz quando vive para mais alguém, e não para si só, na sua essência, este acto não me parece egoista.

Para mim é importante distinguir "o amor é egoista" de "o amor gera acções egoistas", como por exemplo, a intolerância ;)

Quanto ao facto de quando deixamos de amar alguém, deixamos de ter vontade de fazer A ou B por essa pessoa, isso só significa, que já não há amizade, porque se deixarmos de amar uma pessoa mas a amizade permanecer,(coisa rara) então continuaremos lá...

Este é o meu ponto de vista.

Um abraço fechado

Magda disse...

Humm.. percebo o ponto de vista com que encareste a situação.. Não me refeiro e esse egoismo de que falei como sendo algo necessariamente mau...Apenas quiz expressar que até num sentimento tão bom como o AMOR o "Eu" está sempre por trás das nossas acções!! Faço, quero, dou, tolero, recebo porque EUUU amo.. EU EU...
Não é necessariamente mau...

Kiss kiss

Anónimo disse...

... amor !! xzxzxzxzxzxzx!!!!
Algo
Mágico
Ou
Ruim ??????????
... egoísta ?? quem não é ?? a Madre Teresa ? essa também era !! alguém a viu dar a roupa que trazia vestida a algum pobre coitado? ... NÃO!!! ... basta de parvoíce ... este é um género de amor ... mas sei q não falas desse género, falas naquele que faz cócegas na barriga ... "aquece" uma pessoa de tal maneira, que dá vontade de dançar, SORRIR ... de dar gargalhadas loucas que fazem os outros pensarem que estamos loucos ... PARVOS. ... agora, egoístas? ... somos todos !! não é o Amor que é egoísta ... nem altruista ... as pessoas é que o fazem ...............

Beijokas loucas minha PARVA

PS: nem vou ler isto outra vez pa corrigir segue assim como está ..... BEIJOKAS

Lina disse...

Olá novamente, continuo a achar que esse "EU" que falas é um um "NÓS"...

"TU" fazes o que quer que seja, por um "NÓS" que existe no amor.

Egoistas são as atitudes das pessoas, não o sentimento. E é devido a esse egoismo que reside em todos nós que muitos amores se esgotam!

(O egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.)

Nesta definição, egoismo, não é necessariamente mau uma vez que estas atitudes podem não ser para prejudicar o ambiente ou o outro.
E penso que é aqui que tu dizes que o amor é egoista, são as tuas vontades sem prejudicar terceiros.

No entanto, acho que no verdadeiro amor, isto nao existe! Porque, excepto algumas situações pontuais, não nos colocamos em primeiro lugar.
Supostamente, gostamos tanto de receber como de dar! ;)

Beijocas

ps - realmente é um tema complexo.

Magda disse...

A discórdia está lançada! alvo atingido! Yeah!!!!!

O egoísmo resume-se ao "fazemos, porque nos faz bem a nós"... o que não é, de todo, mau... Digamos que é um egoísmo altruista...

Kiss Kiss